Growlers retornáveis de cerâmica: nova tendência para cervejarias e amantes da cerveja artesanal

 

Sem títuloTanto as cervejarias quanto os amantes da bebida artesanal precisam de um recipiente adequado para transportar e armazenar cerveja com segurança e qualidade.

Para eles, a tendência do momento são os Growlers de cerâmica, fabricados para suportar a pressão da pasteurização da bebida, conservar sua qualidade e temperatura. Para quem não sabe, o produto surgiu ainda no século XIX com a cervejaria Otto Brothers Brewey, mas atualmente é fabricado pela MondoCeram, em Rio Negrinho, Santa Catarina.

“Ter um growler em casa é ter a liberdade de poder comprar cervejas artesanais direto das micro cervejarias, sem a preocupação de ter que

consumir imediatamente para evitar que elas estraguem. É um produto que garante a qualidade e o sabor da bebida. Para as cervejarias, é uma moderna e funcional opção para embalar os seus produtos e agregar ainda mais valor à marca”, explica Kilian Schroeder, da MondoCeram.

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A marca tem opções para o consumidor final, como é o caso Linha Cervejeiros – decorada, além de opções para micro cervejarias, que podem personalizar os growlerscom suas marcas. Os produtos são feitos de cerâmica atóxica e são altamente resistentes. “Temos diferentes tamanhos, de até 3 litros, todos com tampa flip top e design inovador. A grande vantagem é que a cerâmica conserva a temperatura da cerveja, mantendo-a mais gelada por um período maior de tempo. Muitos clientes, como a cervejaria Prada, já apostam na personalização das peças para reforçar ainda mais sua marca”, explica.

O mercado

A cerveja é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo e, no Brasil, é a número um. Nós consumimos cerca de 62 litros todos os anos, ocupando a 17ª posição no ranking mundial, liderado pela República Tcheca, com 143 litros per capita. O Brasil é o 3º maior produtor de cerveja do mundo, perdendo apenas para os EUA e China. Nossa média de fabricação anual, entre grandes, pequenas e microcervejarias, é de 13,4 bilhões de litros. Segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal), este mercado cresceu 64% em apenas 10 anos.

De acordo com a Abracerva (Associação Brasileira de Microcervejarias), o mercado de cervejarias artesanais (estima-se uma média de 350 microcervejarias no país) está em constante ascensão,

registrando crescimento de 20% a 30% ao ano e faturamento médio de R$ 2 bi. “Os Estados Unidos ganhou 2.428 cervejarias em 30 anos. A expectativa é que o Brasil, em 20 anos, tenha 2.500, um potencial de crescimento ainda maior”, avalia Luiz Vicente Mendes, diretor da feira Brasil Bier.

Site: www.mondoceram.com.br

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